MAPA DO SITE
TAMANHO DA FONTE:
ACESSO À INFORMAÇÃO
Postado em 20/03/2019
ADMINISTRAÇÃO REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA SEDE DA CÂMARA PARA APRESENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS PARA ELABORAÇÃO DA LDO, LOA DE 2020 E ALTERAÇÃO DO PPA 2018-2021

No dia 20 de março de 2.019, na sede da Câmara Municipal, Vereadores, Servidores dos Poderes Executivos e Legislativo, e poucos cidadãos Mozarlandenses, acompanharam à importante audiência Pública para apresentação e discussão LDO 2019, LOA 2019 e alteração do PPA 2018-2021, atendendo as disposições da Lei Complementar n°101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), cujo convite foi publicado no Placar de Avisos da Prefeitura e Câmara, bem como outras publicações legais além de redes sociais. Essa reunião é de grande importância para a municipalidade, tendo em vista que as metas e objetivos representam a programação da atual gestão para os anos seguintes, daí a grande importância da participação da população com suas reivindicações, complementações e/ou discordâncias de valores destinados a determinadas pastas e aplicações. Deixando aberta a palavra aos presentes, os pontos trabalhados entre os presentes foram os seguintes: Senhor Marcus Vinicius Mesquita, servidor do município, ponderou melhores condições de trabalho para a pasta do meio ambiente, com aquisição de novo veículo para atender as diligências e denúncias direcionadas a referida secretaria, a fim de atender o aumento da demanda ocasionada pela descentralização com a saída do consórcio intermunicipal. Ainda sobre a pasta do Meio Ambiente o Sr. Dalmir Gonçalves dos Reis, elencou a necessidade de promover um estudo junto a população a fim de elencar os melhores pontos para instalar coletores estratégicos nas saídas da cidade, a fim de recepcionar os resíduos sólidos provenientes da zona rural. O cidadão também pontuou quanto à criação de um programa educacional para o Meio Ambiente, com fito de conscientizar a população quanto à maneira correta de efetuar descartes dos resíduos sólidos, bem como realizar efetivamente a coleta seletiva. Por fim o Sr. Dalmir relatou a importância de se instalar telas de proteção nos caminhões coletores, de modo que o manuseio do lixo urbano seja melhor transportado. Complementando as sugestões do Sr. Dalmir, o Presidente da Câmara de Vereadores, Edemar Felippi, reforçou quanto à questão da educação ambiental da população, como meio de conscientizá-los em relação ao descarte dos resíduos sólidos, sugerindo ainda que o Poder Executivo encaminhasse projeto de lei para regulamentar a limpeza dos lotes baldios, bem como aplicação de multa aos responsáveis. No mesmo sentido, explanou o vereador Jonkarlos Gomes Ribeiro, reforçando a importância da educação ambiental. Passada a palavra para o vereador Ronaldo Bafutto esse argumentou no sentido de reformar os Códigos de Postura e Meio Ambiente, a fim de melhorar a atuação do Poder Executivo no controle e manuseio dos resíduos sólidos, bem como na fiscalização e proteção do Meio Ambiente, sugerindo ainda ao final que a coleta do lixo seja realizado no período noturno. Finalizando em relação ao Meio Ambiente, o Sr. Cícero Santos ponderou que o Poder Executivo busque meios de estimular a população a realizar a coleta seletiva, sugerindo benefícios fiscais. Foi debatido também sobre a área da Saúde, no qual foi sugerido pelo Sr. Dalmir Gonçalves dos Reis a instalação de um laboratório. Novamente com a palavra o Vereador Ronaldo Bafutto, relembrou a promessa de campanha do governador do Estado de Goiás, pontuando a necessita de se prever a construção de um hospital regional, para atender a população do município e dos circunvizinhos, fato também reforçado pelo vereador Elvis Maurício. Na mesma linha, o vereador Aelton Wbiratan, sugeriu consignar no orçamento a construção da escola militar, também prometida pelas autoridades estaduais quando em campanha no ano de 2018. Voltado à saúde, o servidor Abraão requereu consignar no orçamento a previsão para aquisição de 01 (um) veículo para o setor da vigilância sanitária. Passados para o tópico da Educação e Transporte, o Sr. Cícero Santos iniciou relatando a carência de se instalar pontos de ônibus em todo município, como forma de atender os estudantes e os restante da população, sugerindo para viabilizar a obra de parcerias com o setor privado, por meio de veiculação de publicidade, sendo relembrado no momento pelo vereador Eurípedes Campos que anteriormente parcerias público-privadas foram utilizadas para viabilizar diversos projetos no município. O Sr. Cícero complementou ainda, reforçado pelo vereador Ronaldo Bafutto e demais presentes, quanto à possibilidade implementação de ônibus circular, para promover o transporte da população dos setores mais afastados para o centro, acordando todos em relação ao imperativo de realizar estudo para formatar o valor da tarifa a ser cobrada. Ao final, o Sr. Joaquim requereu a destinação de recursos para cultura, de modo a fomentar a realização de festas regionais, folclóricas e folias.

A Câmara Municipal de Mozarlândia e a Administração, lamentam a ausência dos cidadãos do município, fato que se repete todos os anos em que essa importantíssima reunião é divulgada, aberta e acaba sendo bastante raro o comparecimento de representantes de organizações, comerciantes, servidores e população em geral, que pagam seus devidos impostos para um retorno digno e justo, porém assim deixam passar a oportunidade adequada para pontuar suas sugestões, cobranças e reivindicações

Presidência
1ª Secretaria